quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O abandono do antigo Hospital Monteiro Bastos

É mais do que sabida a história do antigo hospital Comendador Monteiro Bastos.
Em tempos, acudia às necessidades dos mais pobres que a ele recorriam quando precisavam de cuidados médicos, ou de enfermagem, porque lá residia uma enfermeira, que se não o era por diploma superior, tinha a experiência que o trabalho lhe conferia.
O médico estava disponível duas vezes por semana, o que, para o tempo era um grande bem.
Mas, como tudo tem os seus ciclos, o velhinho tornou-se num moderno dispensário para internamento de tuberculosos e assim continuou o consultório médico por mais uns anos e quando a tuberculose deixou de necessitar do internamento fechou-se outro ciclo.
O consultório médico passou para outras instalações e o belo edifício foi então aproveitado (e bem) para um Centro de Férias e nunca até aí houve tanta vida à sua volta, eram as crianças que vinham usufruir das nossas belezas naturais, muitos postos de trabalho foram criados, embora temporários, eram muito bem vindos.
De há uns anos para cá deixou de funcionar como Centro de Férias e foi instalado numa mínima parte do rés do chão o Centro de Dia que também tem agora um novo espaço no Lar. Começou então a morte lenta para o imponente edifício que era bonito e bem enquadrado na paisagem.
Fecharam-se as portas (algumas) e a água que entra pelas janelas abertas deve estar a fazer estragos muito grandes. As varandas já deixam ver algumas infiltrações de água e muitos vidros partidos dão uma péssima visão do abandono a que está sujeito.
Uma árvore de grande porte já se criou num bonito recanto, que torna quase impossível a sua retirada de lá, e enquanto isso lá vai crescendo cada vez mais, deixando antever o mal que causa.
No meio de tal abandono o busto do Comendador que tinha sido colocado numa sala do edifício, fugiu, deixando o pedestal abandonado, talvez com o medo de estar sozinho no meio de tal desolação.
Maria da Graça
in O Varzeense, de 15/11/2007

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O busto fugiu mas foi de vergonha e talvez de arrependimento pelas velhas tricas entre Gois e Vila Nova do Ceira

23 novembro, 2007 12:12  
Anonymous Anónimo said...

O Busto fugiu mas foi de vergonha, do Girão e daquilo que ele anda a fazer no nosso concelho!

26 novembro, 2007 11:57  
Anonymous Anónimo said...

O busto fugiu mas foi com medos de alguma visita nocturna!!!!!!!

26 novembro, 2007 14:47  

Enviar um comentário

<< Home